#HISTORY: 100% Proof: Embriagado do Espírito Santo (1980)

A New Wave of British Heavy Metal (ou NWOBHM) foi um movimento musical da Inglaterra, que surgiu entre os anos 1970 e 1980. Apesar do nome, se espalhou pela Europa e pelo mundo.

As mais famosas dessa trupe são Judas Priest e Thin Lizzy (duas precursoras do movimento), Motörhead, Iron Maiden, Girlschool, Def Leppard, Angel Witch, Praying Mantis, Diamond Head, Saxon, Venom, Satan, Demon, Tank, Gogmagog, Jaguar, Urchin, Tygers of Pan Tang e Witchfynder General, dentre uma infinidade de outras.

Mas sem dúvidas a mais obscura dessa trupe é um grupo que fugia completamente dos padrões líricos dessa galera. Enquanto a grande maioria cantava sobre sexo, drogas, fantasia, satanismo e outras temáticas, a 100% Proof fugia completamente dessa tendência.

O grupo de Charlie Wilson (futuro Force 3, vocais e guitarra), Steve Wright (guitarras e vocais), Phil Wright (bateria), Steve Harrison (baixo) e futuramente P. Savage (teclados) começou a carreira com o nome Thin Ice, mas logo mudaria pra essa expressão que curiosamente é usada normalmente para uísques e outras bebidas alcoólicas* (mas engana-se quem pensa que os caras incentivavam embriaguez).

O uso dessa expressão como noma para a banda vem de uma passagem de Efésios 5:18 que diz: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” então daí estar 100% Embriagado do Espírito Santo!

*CURIOSIDADE:
O que significa 100 Proof? Denominação mais usada nos EUA para determinar a quantidade de álcool do destilado. Como regra, para que se obtenha a quantidade de álcool do whisky, divide-se a quantidade Proof por dois. Exemplo: um whisky 100 Proof apresenta 50% de álcool em sua composição.

Infelizmente o grupo durou pouquíssimo tempo, mas nos deixou um EP e dois discos full em que fizeram um som que mesclava elementos do hard rock, heavy metal britânico/NWOBHM e até mesmo punk Oi!, uma miscelânea muito boa de se ouvir (além de terem participado de uma coletânea secular chamada Battle of the Bands de 1981, com a música “Bad Boy”).

New Way of Livin’ (EP, 1980)

01 – New Way of Livin’
02 – Lookin’ In
03 – What’s the Cost
04 – Resurrection (instrumental)

Pegada na linha do hard rock do AC/DC e do heavy de Diamond Head e Blitzkrieg, esse EP já mostra bem o potencial da banda. Lookin’ In é a única que destoa desse padrão, com uma pegada mais na linha do Punk Oi! que estava surgindo naqueles tempos (até os gritinhos de “oi! oi! oi!” aparecem no refrão).

100% Proof (1981)

01 – Back Seat Driver
02 – Midmorning Blues
03 – Tightrope
04 – Rock & Roll
05 – Freedom
06 – No Good Trusting In Money
07 – The Loner (in homage to Bon Scott)
08 – To Be Someone

O disco completo mostra bem as influências da banda, com muitos elementos do AC/DC fase Bon Scott (inclusive os vocais de Charlie, embora mais graves que os do Scott, seguem a linha meio rasgada dos do saudoso vocalista da banda australiana). Eles deixam claro essa influência de vez na faixa “The Loner”, um belo blues em homenagem ao Bon Scott (que faleceu em 1980) e tornou-se o maior sucesso da banda nos tempos de internet (muitas pessoas conhecem a banda justamente por essa música). Todo o resto do disco segue nessa linha entre o hard rock e o hard blues, com elementos do heavy metal.

Power and the Glory (1983)

01 – Power and the Glory
02 – Don’t You Know
03 – Out of Bounds
04 – Lost Soul (instrumental)
05 – I’m Going to Win
06 – Getting Me Down
07 – Jesus Loves Me
08 – Number Eight

Com uma das melhores músicas de abertura do metal cristão, “Power and the Glory” é um daqueles discos que faz você se perguntar “por que acabaram?” O som da banda aqui chegou ao seu auge, com uma fusão fantástica de heavy metal com hard rock, com vários momentos bem velozes, como “Out of Bounds”. Aqui eles lembram muito mais Diamond Head ou Iron Maiden fase Paul DiAnno que o AC/DC, mostrando uma evolução sonora bem precisa. Charlie Wilson levaria essa pegada mais heavy metal pra sua banda seguinte, Force 3, onde inclusive seu vocal ficou bem mais melódico que anteriormente.

fonte: Christian Rock Blessing

O que você achou desse post?

CLIQUE AQUI e deixe seu comentário!

GOSTA DO NOSSO CONTEÚDO?

CLIQUE AQUI E CONTRIBUA COM ESTA MISSÃO

FALE CONOSCO

OU PREENCHA O FORMULÁRIO

Publicado por luisrockdoalto

Fundador e Proprietário da rádio RockDoAlto, Empresário, Locutor, Sonoplasta, Baixista, Marido, Pai, Cristão e concordo com Friedrich Nietzsche: "Sem Música A Vida Seria Um Erro".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: