#LIVRO: INDIE GOSPEL – Interseções entre o Rock e a Religião Cristã.

O presente estudo visa examinar o advento musical do indie gospel no Brasil do século XXI, bem como os elementos de suas raízes: tanto na parte do indie rock, quanto da música religiosa cristã.

O rock alternativo cristão, como é também conhecido o indie gospel, vem ganhando espaço e popularidade nos últimos anos no país, apresentando características que o deixa incomum tanto para o cenário gospel quanto para o secular, quebrando paradigmas de letras, filosofias e relações. Tal pesquisa é relevante para esse registro histórico cultural de uma possível cena musical nacional.

Poderia o indie gospel contribuir tanto para o rock brasileiro quanto para música religiosa de nosso tempo? Para responder a esse questionamento, o trabalho recorre a fontes diversas entre livros, vídeo-documentários, periódicos e entrevista com grupos envolvidos no tema central; e utiliza ainda, como instrumentos de análises, os conceitos de “sagrado e profano”, “mito e significado” e “apolíneo e dionisíaco”; de Mircea Eliade, Claude Lévi-Strauss e Nietzsche, respectivamente.

Além do atual contexto do indie cristão, este livro percorre caminhos na história do surgimento e consolidação da música gospel nos Estados Unidos e sua afluência com o rock em território nacional.

Em paralelo, analisa as dinâmicas apolíneas e dionisíacas durante os 40 anos de história do indie rock, para, em seguida, compreendidos os pilares sagrados e profanos deste estilo, observar as tendências e influências da mistura entre fé cristã e cultura hipster, encontrando em seus fundamentos a razão de existirem justamente neste tempo e espaço.

  • Tamanho do arquivo: 304 KB
  • Número de páginas: 138 páginas

Publicado por

euluisduran

Empresário, Radialista, Locutor, Sonoplasta, Podcaster, Baixista, Marido, Pai, Cristão e concordo com Friedrich Nietzsche: "Sem Música A Vida Seria Um Erro".

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s